Mente aberta

Resultado de imagem para mente aberta
Os fenômenos paranormais são uma das categorias de eventos mais complexas e assustadoras para o homem. Escute os seus sinais e conheça os casos mais impressionantes.

Especialmente com o avanço da tecnologia, nos acostumamos a ter uma explicação cientifica para tudo. Quer dizer, seria tudo mesmo? Ou você nunca estranhou aquele tipo de pressentimento fortíssimo que veio como uma intuição aguda, por exemplo, e que no fim das contas virou realidade?
  Os fenômenos paranormais se encaixam justamente nesse tipo de experiência que foge das explicações convencionais de como a natureza funciona, incluindo-se aí sonhos premonitórios, experiências fora do corpo, percepções extra-sensoriais...
   Mas tem muita gente que, no  campo da ciência e da experimentação, procura desvendar esses ''estranhos acontecimentos''. ''A Parapsicologia é definida como o estudo científico do paranormal, ou seja, o estudo científico de alegações e evidências desses fenômenos'', explica Vanessa Corredato mestre em Psicologia e pesquisadora de Parapsicologia do Laboratório de Psicologia Anomalística e Processos Psicossociais  (Inter Psi-USP). ''E, no meio acadêmico, a Parapsicologia faz us do mesmo método empregado pelas demais ciências, e seus estudos são,muitas vezes, mais rigorosos que os de outras áreas no que diz respeito ao rigor metodológico'', comenta.
  A seguir, com a ajuda dos especialistas, listamos os principais fenômenos paranormais. Será que você já vivenciou algumas dessas situações?

Poltergeist

Objetos se movendo de maneira inesperada e barulhenta, janelas, lâmpadas e tudo que é de vidro se quebrando, princípios de fogo que surgem do nada, sons estranhos de passos e socos... Tudo isso se encaixa na categoria de fenômenos provocados por espíritos e fantasmas, certo? Errado.
 Pelo menos na perspectiva da Parapsicologia, a explicação disso está na sua cabeça. Sim, é a capacidade da mente humana de agir a distância sobre a matéria que forma os Poltergeist. ''Eles são sinônimo de casas assombradas. Mas assombradas por vivos'', explica a parapsicóloga Marcia Cobêro.''Trata-se de uma exteriorização de energia corporal que provoca efeitos diversos. É só afastar os vivos e os fenômenos, que são equivocadamente atribuídos aos espíritos dos mortos, param'', resume.

Poltergeist de Indianópolis

 O ano de 1962. Renate Beck era divorciada e vivia com sua mãe, Lina Gemmeck, e sua filha, num casa em Indianópolis, nos EUA. até que fenômenos esquisitos como uma caneca com cerveja se movendo sozinha, um enfeite de cristal que se espatifou da prateleira, mordidas e arranhões no corpo das três e louças que quebravam do nada. Como Lina chegou a ser flagrada atirando os objetos o caso do Poltergeist ficou meio desacreditado, mas testemunhas garantem que certos fenômenos rolaram na ausência da senhora, e que o próprio comportamento dela seria coisa do capeta.

Poltergeist: o Fenômeno
Poltergeits (1982) Direção: Tobe Hooper Com: JoBeth Williams Heather O'Rourke, Craig T. Nelson  Duração: 114 min.

 Ainda que ocorra essa ''confusão conceitual'' sobre o tema Poltergeists, não tem como: esse clássico dos clássicos é obrigatório para fãs do terror. Na história, o casal Bowen e seus dois filhos se mudam para uma nova casa, que, é claro , sofrem com estranhos acontecimentos que culminam no sequestro da caçula através da televisão, num cena horripilante. Cabe a uma especialista em fenômenos paranormais dar um jeito nisso antes que seja tarde demais.

TELECINESE

 ''Telecinese é a suposta habilidade de influência da mente sobre objetos ou sobre o meio ambiente, sem o uso dos músculos ou qualquer força fisica conhecida'', explica Vanessa Corredato, pesquisadora do Inter Psi-USP. Inclui-se aí mover ou entortar objetos, fazer máquinas funcionarem apenas com a mente ou ainda casos como a manipulação de temperaturas.

Uri Geller O entortador

 Quem viveu a infância nos anos de 1970 pode confirmar que Uri Geller era um dos motivos que aumentavam a incidência de perda de sono.Tudo porque esse israelita aparecia na tevê fazendo demonstrações telecinéticas que envolviam entortamento de talheres e paralisação de ponteiros de relógio. Ainda que seu poder fosse constantemente questionado, diversos pesquisadores, como do Instituto de Pesquisa de Stanford , se dedicaram a estudá-lo.

Carrie, A Estranha
Carrie (1976) direção: Brian de Palma Com: Sissy Specek, Piper Laurie, Amy Irving Duração: 98 min

 Carrie (Sissy Spacek) é criada por uma mãe com um fanatismo religioso que passa dos limites, e sofre chacota na escola ao tem um sangramento no banho e pensava estar morrendo, quando estava tendo a primeira menstruação. Nada disso é comparável, porém, com a humilhação que sofre no baile de formatura. O problema é que Carrie possui poderes telecinéticos, que serão direcionados a todos que a fizeram sofrer um dia.

TELEPATIA

 ''Telepatia é a suposta transmissão de informações entre seres vivos por meios distintos de convencionais, isso é, sem passar pelos sentidos comuns que todos reconhecemos. Assim, a informação chegaria à mente das pessoas mesmo à distância ou sob isolamento  sensorial, como dentro de uma sala fechada'', explica Leonardo Martins, também pesquisador do (Inter Psi-USP).

Olá tudo bem?
 Acredite se quiser: um grupo de cientistas conseguiu reproduzir uma espécie de telepata ensaiada em laboratório. Utilizando um capacete que transfere elétrons por meio de uma corrente, um voluntário na índia pensou nas palavras ''oi'' e ''tchau''.
 Esse pensamento passou por um eletroencefalograma, que decodificou-o e passou a mensagem pela web, por pulsos elétricos, para a França. Lá, três outros voluntários receberam o recado em forma de flashes de luz (num processo de estimulação magnética transcrania) e conseguiram interpretá-lo pelo sistema de visão periférica, utilizando apenas a mente!

Sentimentos Mortais 
Seconds Aparts  (2011) Direção: Antonio Negret Com: Orlando Jones Edmund Entin e Gary Entin Duração: 89 min

 Nesse longa, o detetive Lampkin (Orlando Jones) investiga a morte de quatro jovens estudantes do ensino médio e acaba esbarrando suas suspeitas nos gêmeos Seth (Gary Entin) e Jonah (Edmund Entin). Essa dupla estranha possui uma habilidade terrível: ambos têm uma conexão telepática extremamente diabólica, sendo capazes de entrar na mente das pessoas e fazer com que vivam as mais terríveis experiências.

0 comentários: